sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

...


Fotos escolhidas pelos alunos em atividade de improviso com imagens

Comecei a dar aula na Raposo Tavares.

Até, então, só vinha dando aulas no Brás; na raposo Tavares o que me chamou a atenção de pronto foi a vegetação e a o vento que veio ao meu encontro quando descia a ladeira para chegar a unidade.Vejo que o espaço fisico faz diferença no sentimento/comportamento das pessoas; na Raposo consegui respirar melhor do que no Brás. Senti melhores ares.

Em sala com os adolescentes. Turma de 10.
A aula fluiu com bastante dinamismo, os meninos se envolveram, participaram todos da atividade inteira com entusiasmo.

Roteiro da aula:
- Roda de conversa. Apresentação do curso.
- Texto: viver para representar, de Peterson Xavier.
- Jogos de nome. Peteca :- jogar a peteca dizendo seu próprio nome;
- jogar a peteca dizendo o nome da pessoa para quem você esta jogando;Nome e movimento:- Em roda, um pro vez, diz seu nome e faz um gesto, ao que todos na sequencia devem imitar;- jogos de integraçao - espaço/ritmo: caminhar pelo espaço prestando atenção nas cores, na temperatura, nas pessoas que encontramos. Quando um para, todos param. Quando um volta a caminhar, todos voltam. Quem voltar a caminhar propõe um modo de andar ao que todos imitam;
- Em roda todos marcam seus lugares, apenas um fica de fora. Só pelo olhar os jogadores devem trocar de lugar, e quem ta fora deve nesse momento tentar pegar o lugar;
- jogo das fotos. Colocamos as cadeiras voltadas para um espaço vazio que seria nosso palco. Duas pessoas começam representando uma "foto" de um cumprimento. Um dos jogadores sai deixando o outro em estátua, ao que entra outro na "foto" criando uma nova imagem, e assim por diante...
- Jogo de improviso a partir de recortes de fotos de jornal. Levei diversos recortes de fotos. Dividi-os em dois grupos. cada grupo escolheu sua foto e deveria combinar rapidamente a cena e ja apresenta-la.
- Não houve tempo de conversarmos a respeito das cenas criadas, ficamos de fazer isso no inicio da aula de quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário