Estou fazendo esse curso, representando o CENPEC.
"Trabalhar com recurso educativo é trabalhar por meio de jogos simbólicos, portanto, ele pode agir como auxiliador na organização do pensamento e, consequentemente, na construção do conhecimento. Seu uso não parte de uma metodologia pautada exclusivamente no pensamento racional, com regras prontas e fixadas, mas busca múltiplas interpretações através do exercício de linguagens não-verbais/simbólicas como mediadoras da realidade. Desta forma, amplia as possibilidades de ação, de compreensão do mundo e do que se vê." ( Daniele Carvalho, no texo: desenvolvimento de recursos educativos)
Proposta: POEMAS E IMAGENS: Cada participante associa uma imagem a um poema. Em seguida, todos juntos selecionam partes dos poemas criando um novo texto. Ainda coletivamente, criam uma colagem com elementos das obras, que dialogue com o poema feito.
Público: adolescentes.
Objetivo: Estabelecer diferentes relações entre texto e imagem.


Tarefa 1: Escolhi esse poema do Drummond fazendo relação com essa imagem da obra Pintura de Tomie Ohtake, óleo sobre tela 1969.
Entre outras coisas, a relação para mim se deu, por as duas obras, em minha visão, falar de união. A obra de Othake, pode ser vista como algo que tem um corte no meio, mas o que enxergo são duas coisas semelhantes que estão unidas pela Luz. A Luz é o que une.
Em um segundo momento, tinhamos que em grupo criar um novo poema, com trechos dos poemas escolhidos individualmente. Resultado:

Uma de nós do grupo chamou atenção para o fato desse poema poder ser lido de duas formas: de cima para baixo e de baixo para cima.
Outras propostas:
GRUPO 1:
Proposta: QUEBRA-CABEÇA ARTICULADO: Para construir o quebra-cabeça é necessário fazer riscos e cortes desejados sobre o rascunho PB da imagem escolhida, para depois cortar definitivamente a cópia colorida. Em seguida, colar sobre o E.V.A. as partes já separadas e estas em pedaços de folha imantada. Quando terminar esta parte, escolher um poema que se relacione
com a obra que a proposta foi feita. Dando continuidade ao exercício, construir uma casa vinda de sua imaginação e/ou memória com formas geométricas de E.V.A. colorido
Público: Crianças
Objetivo: Desenvolver a percepção formal, memorização, organização espacial, linguagem poética e a construção/reconstrução dos elementos compositivos de obras de arte.
Proposta: SIMBOLOGIA PESSOAL: Selecionar, recortar e imantar símbolos presentes na reprodução dada, recombinando-os. Depois disso, cada um desenvolve um símbolo pessoal imantado, com possibilidade de criar várias composições sobre a placa de metal
Público: Adolescentes e/ou adultos
Objetivo: Explorar a questão do alfabeto visual na obra de Rubem Valentim e a elaboração de uma simbologia pessoal, ou seja, diferentes composições e formas que busquem traduzir a identidade de cada participante.
GRUPO 3:
Proposta: JOGO DE ENCAIXE: Escolher uma das reproduções das obras em questão, selecionar parte(s) que possa(m) ser retirada(s) do contexto em que se encontra(m) e transposta(s) para uma outra paisagem. Através de associações que resgatem memórias, escrever uma palavra para a imagem original, outra para a que possui elemento(s) destacado(s) e, por fim, outra
palavra para a terceira imagem.
Público: Adultos e/ou famílias e/ou idosos
Objetivo: Resgatar a memória afetiva a partir da percepção formal e da associação entre imagem e palavra.
GRUPO 4:
Proposta: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CAÇA DETALHES: Recortar e colar sobre papel cartão, detalhes de obras do artista Samico e de trabalhos presentes na exposição temporária “Convivência”. Com estes detalhes selecionados, estabelecer uma ordem e contar uma história. A seqüência escolhida sempre que alterada, possibilita uma nova narrativa.
Público: Crianças e/ou adolescentes
Objetivo: desenvolver a imaginação, a organização de uma narrativa oral, a percepção estética e a construção coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário